Com a alimentação inadequada, sua saúde está em risco
Por Andréia Silveira
Com a correria do dia a dia as pessoas estão substituindo alimentos saudáveis por fast food, pois são alimentos mais rápidos para o consumo. Porém, enquanto sobram praticidade, carboidratos e gorduras, faltam vitaminas e minerais, que são essenciais para manter nossa vida mais saudável.
Uma alimentação inadequada, consumo de álcool e sedentarismo são determinantes para o aparecimento de câncer e podem contribuir para o aumento do risco dessa doença. Cerca de 20% dos casos de câncer em países em desenvolvimento estão ligados a esses fatores, incluindo o Brasil. Já nos países desenvolvidos esse total chega a 30%.
É importante introduzir desde cedo a importância e os benefícios dos alimentos à saúde. Tanto para a educação e saúde de nossas crianças os alimentos são fundamentais.
Os 10 piores alimentos para a saúde
Entre os alimentos que fazem mal para nossa saúde, estão:
- Pizza congelada: se consumir um pedaço de 73 gramas de pizza congelada, você estará consumindo 16% do Valor Diário de sódio e o excesso desse consumo está ligado diretamente ao aumento de doenças renais e da pressão. Sem contar que esse mesmo pedaço contém ainda 14% do Valor Diário de gorduras saturadas e se ingeridas em grande quantidade pode gerar problemas cardíacos;
- Sorvete de massa: por ser industrializado é pobre em nutrientes, sendo pobre em valor nutricional e rico em açúcar e ainda é absorvido rapidamente no organismo se transformando em gordura;
- Batata frita: é uma fritura e por isso sofre a glicação (quando o alimento fica sob altas temperaturas sofre uma modificação molecular). Uma porção de 100 gramas possui 14% do Valor Diário de gordura saturada e ainda existem estudos que relacionam essas alterações com problemas cardiovasculares e câncer.
- Cachorro quente: se levarmos em conta apenas a salsicha, podemos dizer que se ela pesa 50 gramas, tem 24% do Valor Diário de gorduras totais, 20,3% de sódio e 20% de gorduras saturadas. Isso porque ela é uma carne processada e apresenta muitos problemas à saúde, como o bacon. Sem contar na sua conservação que leva nitritos e nitratos e no estomago eles transformam em nitrosaminas. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), as nitrosaminas possuem forte ação cancerígena, o que leva a índices altos de câncer no estômago para pessoas que consomem alimentos desse tipo com frequência.
- Churros recheados: é uma massa frita e recheada de gostosuras, como o chocolate e o doce de leite e com muito açúcar ao seu redor. Então, o churros leva a complicações por ser fritura e ricos em açúcar. Se você consumir o de doce de leite, ele possui 18,4% do Valor Diário das gorduras totais, sendo 18,8% das gorduras saturadas.
- Refrigerante: é uma bebida rica em açúcar, uma lata de 350 ml, por exemplo, do tipo cola tem 37 gramas de açúcar. Se uma pessoa consome uma lata diariamente por um mês, estará consumindo um quilo de açúcar só com o refrigerante. De acordo com uma pesquisa, refrigerantes (inclusive os de baixa caloria) estão associados ao um grande risco de acidente vascular cerebral.
- Refrigerante diet: de acordo com estudos realizados por pesquisadores das universidades em Miami e Columbia, quem consome refrigerante diet diariamente possui chances maiores de sofrer um infarto ou então um acidente vascular cerebral. Sem contar que existe ainda outro estudo que foi publicado pela revista científica Diabetes Care que concluiu que a ingestão diária de refrigerante diet poderá aumentar os riscos de diabetes tipo 2 e também síndrome metabólica.
Não esqueça que carnes, legumes, verduras e frutas precisam estar diariamente no prato, pois fornecem os nutrientes que o organismo necessita. Fique atento ao que está faltando no seu prato!
Comentários
Postar um comentário
๋∂ιэgØØ gØdØy