Jesus era pobre ou rico?

Para começarmos a pensar sobre esta pergunta é necessário separarmos o espiritual do material, separarmos o papel de Jesus aqui na terra como ser humano e sua divindade.

Espiritualmente Ele era, é, e sempre será rico. Por Ele todas as coisas existem e foram criadas. Assim, este questionamento não tem razão ao se falar espiritualmente.

Quando Jesus veio a Terra, ele deixou sua glória e veio humildemente, como qualquer homem. No livro de Zacarias 9.9, está escrito: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumento."

Jesus morava na cidade de Nazaré, considerada na época uma cidade pobre. A elite judaica, vivia com requinte e elegância em casarões na cidade de Jerusalém.

Ele veio para os pobres, era para eles que Jesus pregava, era com eles que andava.
Em S. Mateus 6.19 está escrito "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladróes não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tessouro, aí estará também o vosso coração."  Estes versículos bíblicos não dizem se o Senhor era rico ou pobre, mas mostra a importância do desapego aos bens materiais.

Muitos procuram versículos bíblicos provando que Jesus Cristo era rico materialmente, quando esteve como ser humando nesta terra. Querem com estes versículos justificar seus atos. Possuem templos luxuosos, pedem enormes quantias de dinheiros oas fiéis, possuem carro do ano na garagem, exaltam o dinheiro e esquecem o mais importante: as almas. Na Bíblia está escrito que uma alma salva vale mais que o mundo inteiro.

Por isto Jesus disse: "buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mat. 6.33).

O problema não são as riquezas, mas o amor a elas. "Porque o amor ao dinheiroé a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores." (ITm. 6.10). O amor ao dinheiro afasta o homem de Deis, pois ele não terá tempo nem disposição de servir a Deus. Alguns amam o dinheiro mais que a Deus, quando o mandamento divino exige amá-lo sobre todas as coisas. Por isto Jesus falou que é mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no céu. O jovem rico não pode seguir Jesus por causa de suas riquezas. (Mat. 19.) 
Em Hebreus 13.05 há o ensinamento "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei."

Na igreja do tempo dos apóstolos, seguia-se o exemplo de Jesus. Aquelas pessoas viveram, comeram com ele, tinham um exemplo palpável para seguir. Esta igreja seguia seus ensinamentos e procurava viver como ele  viveu aqui, enquanto ser humano. No livro de Atos dos Apóstolos (2.37), há o relato das primeiras conversões. Nesta época, os crentes tinham tudo em comum, vendiam suas fazendas e propriedades e repartiam com a igreja, "um era o coração da multidão dos que criam". "Não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se por cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." (At. 4.32)

Será que aqueles que pregam que Jesus Cristo era milionário, alguma vez pensou em vender algum dos seus bens e ajudar os pobres, os irmãos necessitados que vão na sua igreja? Alguma vez pensaram que as ofertas levadas para a obra não são para serem desfrutadas, usadas pelo "pastor", e sim pela igreja, o corpo de Cristo como um todo?

Quando Jesus entregou a missão para os apóstolos, ordenou pregar o evangelho, curar os enfermos, expulsar os demônios, e acrescentou: "não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem nem alpargatas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento." (Mt. 10.09)

No livro de Mateus (17.24), há o relato de que Jesus pagou o tributo. Para isto ele mandou Pedro pescar um peixe e retirar o dinheiro de sua boca. Se Jesus fosse rico, por que teve que utilizar este recurso?

Se Jesus fosse rico materialmente, porque o diabo lhe ofereceu riquezas no deserto? Por que ele não aceitou?

desapego de Jesus pode ser vsito na  história da viúva pobre. Quando Jesus estava no templo dos judeus e observava o dinheiro que era depositado na arca. A viúva depositou pequenas moedas, que para o Mestre valiam mais que as riquezas doadas pelos que tinham muito.


"E disse-lhes: acautelai-vos da avareza; 
porque a vida de qualquer não 
consiste na abundância 
do que possui." Luc. 12.15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronologia das igrejas protestantes no Brasil

Como controlar a ira