OS FILHOS SÃO HERANÇA DE DEUS

Provérbios 22.6
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
montaha coberta de núvens
Vivemos tempos difíceis para qualquer casal que possui filhos para educar. O mundo de hoje oferece uma diversidade de coisas boas e ruins que, muitas vezes,  os pais ficam sem saber o que fazer.
Entretanto, existem algumas coisas básicas que os pais precisam observar, se quiserem ter alguma chance de manter os filhos afastados do caminho do mal.
O versículo acima nos mostra que não podemos abrir mão de educar os nossos filhos para aquilo que é correto, pois até quando eles ficarem bem velhos não se esquecerão daquilo que foi ensinado.
E é dessas coisas básicas que gostaríamos de refletir nesse artigo, no intuito de tentar ajudar àqueles que estão com essa difícil responsabilidade de dar aos seus filhos a melhor educação possível.
O primeiro passo que os pais precisam entender é que eles precisam ser exemplos para os seus filhos, isso mesmo, não há menor chance de termos sucesso da educação de nossas crianças se não formos um referencial para eles. Eles precisam olhar para nós e não ter nenhuma dúvida de que somos pessoas corretas, honestas, éticas, respeitadoras, ou seja, precisamos ser motivo de orgulho para os nossos filhos, se quisermos ter alguma chance nessa difícil empreitada.
O segundo passo nessa caminhada é que, se quisermos ver alguma mudança em nossos filhos, nós precisamos mudar, isto é, é a partir da nossa mudança é que eles verão o nosso compromisso em querer uma vida diferente para a família. Você que está lendo esse texto deve estar se perguntando qual seria o tipo de mudança. Para isso precisamos olhar para dentro de nós, com um senso crítico acurado, para verificarmos onde estamos conduzindo a nossa vida de forma equivocada e, então, mudar. Essa nossa atitude, com certeza, impactará os nossos filhos, na medida em que eles estarão vendo o nosso esforço em se tornar uma pessoa melhor.
O terceiro passo é ensinar diariamente aos nossos filhos aquilo que é certo e o que é errado, mesmo que não estejamos vendo nenhum resultado aparente precisamos repetir a todo o instante, uma vez que na rua a tendência será aprender o que não serve, então, precisamos repetir sempre os conceitos corretos, pois os nossos valores morais precisam ser internalizados em suas mentes e corações, a fim de combater e sobrepujar os ensinamentos ruins recebidos fora da nossa casa.
O quarto passo seria jamais desistir. Mesmo que tenhamos filhos rebeldes que não aceitem o conselho e a correção, não podemos desistir jamais, pois, apesar da rebeldia, o pior que poderia acontecer a uma criança, ou jovem, seria a certeza que seus pais desistiram, já que ele se sentiria abandonado e isso traria um resultado desastroso em sua vida.
O quinto passo seria ter sabedoria e habilidade já que os nossos filhos são seres humanos com personalidades distintas e, por isso, precisam ser respeitados. O fato de sermos seus pais não nos dá o direito de agir com grosseria ou violência, muito pelo contrário, até na hora de os discipliná-los precisamos  agir com amor, uma vez que o respeito não se consegue agindo com abuso ou agressão.
A grande verdade é que uma família desestruturada é um campo fértil para o inimigo penetrar e fazer aquilo que é ruim, já aquela que está equilibrada e caminhando dentro dos preceitos de Deus ele, com certeza, não encontrará guarida e brecha para fazer festa.
O que precisamos entender é que a família tem a sua origem no coração de Deus e o salmo 127.3 diz que os filhos são herança do Senhor, isto significa que  eles vieram de Deus, são confiados aos cuidados dos pais e  o Senhor espera tê-los de volta, quando Cristo voltar.
Sendo assim, a responsabilidade dos pais é muito grande, na medida em que Deus nos confia a Sua herança e, por isso, devemos ser administradores dedicados, fiéis, preocupados  em dar o nosso melhor, ensinando aos nossos filhos  a caminhar dentro dos princípios de Deus. É evidente que o assunto é muito complexo e não pode resumido em poucas linhas e esse artigo não tem essa pretensão, porém esperamos que ele sirva para chamar a atenção para a relevância da questão. Reflita sobre isso e deixe o seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronologia das igrejas protestantes no Brasil

Como controlar a ira