POR QUE DEUS NÃO NOS REVELA TUDO QUE PENSA?


Os seres humanos sempre querem saber as razões de Deus para agir - porque Ele fez isso ou deixou de fazer aquilo, qual era sua vontade em determinada circunstância, etc. Cerca de metade dos posts deste blog tenta justamente responder esse tipo de questão.

Há duas explicações possíveis para essa ansia em conhecer o pensamento de Deus. A primeira delas pode ser entendida como uma iniciativa saudável para melhorar o relacionamento das pessoas com Deus - quanto mais elas souberem, melhor poderão se adequar aos requiaitos d´Ele. 

O problema com essa linha de ação é que o ser humano tem limitações e nunca poderá entender Deus em toda sua grandeza e majestade. Simplesmente não é possível. 

O lado manipulador do ser humano 
Mas há outra razão para essa ansai de conhecer o pensamento de Deus. E ela é muito parecida com a motivação que leva os cientistas a buscar entender o funcionamento da natureza. 

A sede dos cientistas por conhecimento não se deve apenas a uma curiosidade natural. Eles buscam também, a partir do conhecimento obetido, desenvolver tecnologia e porcedimentos para conseguir manipular o mundo físico a favor dos objetivos que perseguem, que tanto podem ser muito nobres (p. ex. melhorar a qualidade de vida dos seres humanos), como bem mais egoistas (gerar lucro para aqueles que financiam as pesquisas).  

Assim, o conhecimento de biologia serve para desenvolver remédios, fertilizantes, sementes mais produtivas, etc. Já o estudo da eletricidade e do magnetismo serve para o desenvolvimento de geradores, motores elétricos, transmissão de energia a lonha distância, etc. E assim por diante.

Agora, se o ser humano conseguisse realmente entender o pensamento de Deus, uma coisa parecida iria ocorrer: o incentivo imediato para usar esse conhecimento na tentativa de influenciar o comportamento de Deus.

E vemos isso acontecer nas religiões mais primitivas - as pessoas usam determinados procedimentos (oferendas, sacrificios, amuletos, encantamentos, etc) para conseguir o favor dos seus deuses. Por exemplo, no candomblé, se determinado alimento for oferecido para certo orixá, os caminhos estarão abertos para o ofertante conseguir dessa divindade uma concessão importante - dinheiro, saúde, sucesso, a volta de uma pessoa amada, etc. 

A revelação limitada de Deus   
A revelação que Deus deu para o ser humano é limitada. E nunca irá além desse limite, tanto, conforme comentei acima, pelas limitações de entendimento do próprio ser humano, como também porque Deus nunca dará espaço para florescerem tentativas de manipulá-lo.  

Assim, sabemos sobre Deus o suficiente para poder entender e seguir aquilo que Ele deseja de nós. O que precisamos saber para exercer adequadamente nossa fé cristã está na Bíblia - pode ter a certeza que não falta nada.

Portanto, não perca seu tempo tentando obter respostas que vão além da revelação que já nos foi dada. Você pode sim investir seu esforço para entender melhor a revelação que temos na Bíblia - esse é um dos objetivos deste blog. 

Mas haverá momentos em que será atingido o limite do conhecimento possível sobre Deus. A partir daí, o que temos são os chamados mistérios divinos. 

Se você tentar ir além desse limite, obterá respostas erradas, por parte daquelas pessoas que julgam saber mais do que de fato podem, ou não obterá resposta nenhuma, e poderá se frustrar. 

Contentar-se com aquilo que Deus colocou a nosso alcance saber é uma decisão sábia. Até porque aquilo que podemos conhecer já é suficiente para preencher todo nosso tempo.  

Com carinh
o

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cronologia das igrejas protestantes no Brasil

Como controlar a ira